A nova startup chamada Cube Haus está procurando alterar o mercado imobiliário existente, oferecendo moradias de alto valor a preços razoáveis "que podem ser configuradas para se adequarem a locais urbanos pequenos e desajeitados". Para fazer isso, a Cube Haus está contratando uma equipe de arquitetos e designers da Grã-Bretanha: Adjaye Associates, Faye Toogood, Carl Turner Architects e Skene Catling de la Peña. A equipe criará uma série de casas modulares personalizáveis com foco em uma linguagem impactante.
... trabalhamos com arquitetos que respeitamos para que possamos nos concentrar no ofício de construir moradias sustentáveis com uma abordagem que seja ao mesmo tempo ética e inovadora - Paul Tully, co-diretor da Cube Haus.
A proposta da Cube Haus apresenta às pessoas que nunca consideraram contratar os serviços de um arquiteto a oportunidade de trabalhar com escritórios contemporâneos de renome, tornando a arquitetura e o design inovadores mais acessíveis. As casas serão "comissionadas e instaladas pela Cube Haus em terrenos que a empresa adquire", ou estarão disponíveis para compra como uma possível solução para auto-construtores. A variabilidade de um projeto modular permitirá que as casas sejam configuradas para se adaptarem a qualquer forma ou tamanho de terreno urbano.
O co-diretor da Cube Haus, Philip Bueno de Mesquita, afirma o potencial dessa iniciativa, "o objetivo é construir um portfólio de tipos construtivos que poderão ser replicados em terrenos que acomodam um grande número de unidades. Nesse ponto ele se torna realmente interessante: habitações acessíveis projetadas por alguns dos arquitetos mais renomados da contemporaneidade.
Essa iniciativa da Cube Haus provavelmente não resolverá o problema habitacional, mas é uma abordagem empolgante que disponibiliza o trabalho de arquitetos e designers mundialmente conhecidos para a população em geral.
Notícias via: Cube Haus.